quarta-feira, 30 de abril de 2014

O que é e como utilizar a Co-criação para inovar na sua empresa



Já imaginou desenvolver seus novos produtos, serviços ou mesmo ações de marketing com a colaboração de clientes, fornecedores, prospectes e colaboradores? Este é um dos conceitos da co-criação uma ferramenta colaborativa que vem transformando o jeito de fazer negócios.


Confira a entrevista exclusiva com Marcelo Pimenta, consultor do Laboratorium, e saiba mais sobre esse novo método, que vem ganhando destaque na gestão das empresas.

Soluções para Inovação Tecnológica nas Pequenas Indústrias


A diretora do Núcleo de Atendimento a Micro e Pequenas Empresas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Mari Tomita Katayama, fala sobre a importância da inovação para pequenas empresas, mostrando que é possível inovar sem grandes investimentos. Mari traz também informações sobre o trabalho do IPT junto às pequenas empresas e os programas que o instituto desenvolve, como o PRUMO e o PROGEX.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Como elaborar um Cadastro de Clientes


O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa.
As informações do cadastro de cliente se dividem em três grandes grupos:

 Identificação: são as informações básicas para o relacionamento com o cliente, com o nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, nome da empresa, CNPJ (para pessoa jurídica) etc.

 Perfil de preferências do cliente: são informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar.

 Histórico de compras e contatos: são os registros relativos a todas as compras realizadas pelo cliente e também a todos os contatos telefônicos e malas diretas enviadas.
As informações do cadastro precisam ser constantemente atualizadas, pois com o tempo, os clientes mudam de endereço, trocam seus telefones e até mesmo as preferências.
O cadastro de clientes é uma das mais importantes ferramentas de marketing da pequena empresa; por isso, mantê-lo organizado e sempre disponível permite aproveitar grandes oportunidades.

Motivos para você fazer uma planilha de cadastro de clientes:


Colher Feedback sobre seus serviços  - Com o cadastro de seus clientes organizado em uma planilha você tem a chance de manter o contato para saber como eles estão utilizando seu serviços, se ficaram satisfeitos com seu atendimento e se têm alguma dica de melhoria. Se a conversa fluir, aproveite para convidá-los a voltar na sua empresa.
Estratégia de pós-venda - Se o tipo de produto/serviço que você vende é de uso recorrente, ter o cadastro dos seus clientes pode ser uma ótima estratégia de pós venda para sua empresa. Aproveite os cadastros para fazer contato por telefone ou e-mail para fazer novas vendas.
Estreitar relacionamentos - Quantos clientes você já teve que se mostraram como excelentes futuros sócios ou parceiros da empresa? Se você tiver o contato deles em mãos vai ficar muito mais fácil para manter contato e até mesmo marcar reuniões informais em bares e cafés.
Até o próximo post!
Artigo extraído do Conta Azul Blog, disponível em: http://contaazul.com/blog/2012/09/planilha-de-cadastro-de-clientes-excel/
Artigo extraído do site SEBRAE SP, disponível em: http://www.sebraesp.com.br/index.php/229-produtos-online/marketing/perguntas-frequentes/9611-como-elaborar-um-cadastro-de-clientes
Adaptado por: Michelle Oliveira

terça-feira, 22 de abril de 2014

Como precificar seus produtos e serviços


A precificação é chave para o sucesso financeiro. Segue instruções passo a passo para formação de preço:

1º Passo: Apuração de Custos dos produtos ou serviços

Não tem como falarmos em precificação sem falarmos em custos. O primeiro passo para a precificação é a apuração dos custos do seu produto ou serviço. Se você trabalha com uma revenda, deve apurar os custos reais do produto comprado, considerando descontos, tributos, frete e outros valores que incidem diretamente no custo.
No caso de fabricação própria deve ser feita a apuração do custo do produto produzido na empresa considerando todos os insumos utilizados (apurando todos os custos citados acima para estes insumos), além de outros custos característicos ao processo industrial, tais como a mão de obra, hora máquina, etc.

2º Passo: Apuração dos gastos fixos e variáveis

A apuração dos gastos fixos envolve aqueles gastos que se mantêm fixos independente da quantidade e valor vendido/produzido (aluguel, energia, telefone, pró labore, etc.).
Já os gastos variáveis envolvem a apuração daqueles gastos que variam de acordo com as quantidades e valor vendido/produzido (comissão de vendedores, impostos, fretes).

3º Passo: Escolha uma forma de montar seu preço

Markup
A formação de preço utilizando Markup consiste em um fator ou porcentagem estabelecida para multiplicar ou dividir o custo do produto e formar o preço de venda. Esse índice é obtido através de uma fórmula que considera os Gastos Variáveis e a Margem de Lucro desejada (veja aqui como fazer esse cálculo).
Esse cálculo é aplicado com maior facilidade em empresas com baixa variedade de produtos.

Margem de Contribuição
A Margem de Contribuição é a diferença entre o Valor da Venda e os Gastos Variáveis e representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar lucro.
A formação do preço de vendas considerando o conceito de Margem de Contribuição consiste em não atribuir parcela de despesas fixas para a formação do preço, entendendo que está contido na Margem de Contribuição desse produto.
O uso da Margem de Contribuição possibilita à empresa a decisão de quais produtos merecem maior esforço de venda, avaliar alternativas de redução de preços, descontos especiais, publicidade; e cálculo do ponto de equilíbrio.

4º Passo: Avalie os preços praticados pela concorrência

Formar o preço de venda de um produto apenas observando os cálculos de custos pode fazer com que esse produto fique fora das práticas de mercado. Por outro lado, a precificação que adota somente o valor de mercado faz com que a empresa corra o risco de vender o produto a preço abaixo de seu custo, já que seu concorrente poderá ter custos diferentes de sua empresa.
É muito importante o acompanhamento dos preços praticados pela concorrência realizando uma comparação prévia com os preços da empresa.
O preço calculado pela empresa pode ficar acima do valor praticado pelo mercado. Uma opção é desenvolver diferenciais como atendimento, marca ou entrega. Sem um diferencial claro, a empresa pode diminuir as margens pretendidas ou buscar saídas para diminuir seus custos como melhores fornecedores, possibilidade de importação, terceirização da produção, etc.
Ao diminuir as margens pretendidas, a empresa pode utilizar esse produto como “isca” para atrair clientes ou associar a venda desse produto com baixa margem à venda de outro produto com alta margem.
Já se o preço calculado estiver abaixo do valor praticado pelo mercado, a empresa pode optar por vender com boas margens ou conseguir alta penetração no mercado.

5º Passo: Atualização das margens

O preço é dinâmico e se altera em função de diversas variáveis.
É essencial a revisão das formas e bases de cálculo utilizados na precificação para ajustá-los de acordo com as forças do mercado, levando em conta os preços praticados pela concorrência para não perder posicionamento no mercado, atualização dos preços praticados pelos fornecedores e quais resultados a empresa deseja alcançar em um determinado período. Mantendo as margens de precificação sempre atualizadas, a empresa poderá aumentar sua lucratividade.

Até o próximo post!

Artigo extraído do Maha Gestão Blog, disponível em: http://blog.mahagestao.com.br/

Como buscar profissionais do Setor de Metalurgia no SENAI de Osasco



Através do e-mail – cestagio119@sp.senai.br – é possível direcionar vagas de metalurgia, fundição e ferramentaria. É importante encaminhar um descritivo da vaga completo.
As vagas serão colocadas nos murais do SENAI Osasco.


Até o próximo post!

domingo, 20 de abril de 2014

Não desperdice as oportunidades!!!

"Inovação é fundamental para a competitividade das empresas e
desenvolvimento do País e nem sempre requer investimento, mas
criatividade e determinação".


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Veduca lança curso que ensina a anunciar no Google

Sabe quando você faz uma busca no Google e lá em cima aparece um lugar que vende o que você está procurando? E depois essas ofertas aparecem em várias outras páginas? Esses são os chamados AdWords, anúncios que, ao oferecer exatamente o que o consumir precisa, se tornaram a joia rara da publicidade. Mas como eles são muito novos, nem todo mundo sabe como eles funcionam. Para ajudar quem tem interesse no assunto, o Veduca lançou o curso gratuito Capacitação em AdWords. As inscrições sempre estão abertas e quem quiser pode fazer uma prova presencial, também gratuita, e receber um certificado, dado pelo próprio Google.



Até o próximo post!

*Informações: Catraca Livre

domingo, 13 de abril de 2014

Como desenvolver o Manual de Conduta de uma empresa


Como proprietário de uma empresa de pequeno porte, você pode colaborar para permanecer longe de problemas legais descrevendo claramente, por escrito, o que espera de quem trabalha para você. Geralmente, você não precisa criar um acordo empregatício específico para cada funcionário de sua equipe. Um manual de empregados que detalha as políticas de sua empresa deverá ser suficiente.
Um manual do empregado bem preparado ajuda a diminuir os mal entendidos. Sua equipe não terá duvidas sobre suas políticas corporativas e terá onde se dirigir para ter respostas a suas perguntas básicas. Mais importante ainda, isso poderá evitar que você encare um processo judicial oneroso caso alguém acuse a empresa de uma política injusta ou discriminatória.
As dicas a seguir lhe ajudarão a criar um documento que servirá bem à sua empresa.

O que incluir
Seu manual de empregados deverá expressar claramente as políticas de sua empresa. As áreas devem abranger:
·     O horário de trabalho padrão;
·     Normas e regulamentos da empresa (código de vestuário, como as pessoas interagem com os clientes, leis de segurança etc.);
·     Como são estipuladas as férias;
·     Feriados pagos e dias particulares;
·     Licença de saúde;
·     Revisões salariais e de desempenho;
·     Política de hora-extra/compensação;
·     Benefícios de saúde e médicos;
·     Plano previdenciário e outros benefícios paralelos;
·     Política de maternidade;
·     Quaisquer outras normas e regulamentos


Seja claro e conciso e, acima de tudo, consistente.

O propósito de seu manual de funcionário é comunicar as políticas de sua empresa aos seus funcionários. É importante que seja escrito de maneira clara e direta para que não haja margem para confusão. Deve detalhar sua política específica de recursos humanos. O fato é que muitos processos ocorrem porque as empresas não têm políticas documentadas, consistentes e, portanto, abrem a porta para processos de discriminação (genuínos ou não). Seu manual deve corrigir esse fato.

Explique seu direito para despedir um funcionário.
Uma parte de seu manual deve enfatizar o fato de que trabalhar em sua empresa está baseado "em vontade." Isso significa que sua empresa tem o direito de terminar o relacionamento com o funcionário a qualquer hora, sem causa, e o funcionário tem o direito de sair quando quiser. A finalidade desta declaração "à vontade" é passar por cima da queixa judicial de um funcionário de que você teria feito uma promessa verbal de garantia de trabalho. Novamente, isso pode protegê-lo de uma possível ação judicial.

Não tem que ser sofisticado

Você pode pensar que um manual de funcionário é um livro grande, grosso e impresso. Mas muitas empresas pequenas podem facilmente trabalhar com algo mais simples – até mesmo com um folheto de uma ou duas páginas que é produzido em seu computador. O importante não é o visual de seu manual. O que importa é o seu conteúdo.

Redija-o você mesmo, mas peça ao seu advogado para revisá-lo.
Você pode economizar em honorários ao escrever o seu manual de funcionários em vez de entregar todo o projeto ao seu advogado. Certifique-se de que seu advogado revise e ajuste o manual, caso necessário. É importante que suas políticas estejam de acordo com as leis federais, estaduais e locais.

Certifique-se da assinatura de seus funcionários, concordando com o mesmo.
Só entregar o manual ao funcionário não basta. Ao entregar o manual a um novo funcionário, certifique-se de que este o assine. Esse formulário deve declarar que o funcionário recebeu o manual e que entende as políticas de sua empresa. Entregue uma cópia do recibo ao funcionário e guarde a outra na pasta do funcionário. Isso ajudará você a se proteger das possíveis alegações de demissão em razão de regulamentos que desconhecia. Seu advogado pode lhe ajudar a delinear esse formulário.

Veja aqui dois exemplos disponíveis para servirem de inspiração: Exemplo1Exemplo2.


Até o próximo post!

Artigo extraído do site SME Toolkit disponível em: http://brasil.smetoolkit.org/brasil/pt_br/content/pt_br/69/Como-criar-um-manual-de-funcion%C3%A1rios-efetivo-

Caso de Sucesso ALI - MAAC Tecnologia em Usinagem


sábado, 12 de abril de 2014

Como desenvolver um Questionário de Avaliação de Desempenho



O que é avaliação de desempenho?


A Avaliação de Desempenho tem por objetivo ver onde o colaborador  evoluiu ao longo de sua trajetória na empresa e onde precisa melhorar. Ele indica claramente as ações positivas e negativas do colaborador e revela áreas de oportunidade de melhoria. Com os resultados de um questionário de avaliação de desempenho, o empresário/gestor da equipe pode criar um plano de desenvolvimento do profissional. Este plano é composto de ações com responsabilidades e prazos bem definidos e tem a função de guiar o colaborador rumo ao crescimento profissional.

Quem deve fazer esta avaliação?

O empresário ou algum funcionário de função superior que conheça o dia a dia, os desafios e a dificuldade do avaliado. O mesmo deve tomar a posição de observador e parceiro para ajudar o avaliado em seu desenvolvimento. e aperfeiçoamento. Uma avaliação de desempenho de funcionários nunca deverá ser feita para jogar o avaliado contra a parede, apontar somente seus erros e desmotivá-lo. O empresário/avaliador também tem o papel de inspirar o avaliado para progredir em seu crescimento e contribuir para o bem de toda a empresa.

Por que devo aplicar um questionário de avaliação de desempenho na minha empresa?

Dar um feedback sobre a situação e desempenho de cada colaborador é essencial para tornar o ambiente da empresa mais harmônico e motivador. É imprescindível para dar aos colaboradores uma visão de que dentro da empresa eles conseguem crescer não somente em cargos ou ganhar um aumento, mas conseguem se definir e amadurecer profissionalmente, fator que irá acompanhá-los por toda a carreira profissional.
Baixe aqui um modelo de documento.

Até o próximo post!

Artigo extraído do Conta Azul Blog, disponível 
em: http://contaazul.com/blog/2013/03/questionario-de-avaliacao-de-desempenho/

Adaptado por: Michelle Oliveira

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como criar um Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas


Trouxemos hoje um passo a passo para você começar a incorporar na sua empresa uma metodologia de treinamento e desenvolvimento de pessoas. 
As pessoas são a parte mais importante e essencial de uma empresa. Não são as Empresas que fazem negócios com os Clientes, mas são Pessoas que fazem negócios com Pessoas.
Quando treinamos e nos comunicamos com os colaboradores aumentamos as chances de conseguir melhores resultados, tanto financeiros, como no atendimento ao cliente, desta forma, podemos conquistá-lo e fidelizá-lo.
O treinamento deve ser feito partindo de uma metodologia (com sala de treinamento, material de apoio e etc.) não pode ser algo informal passado boca a boca eventualmente.
Mesmo sendo uma pequena empresa, é imprescindível investir em treinamento.
Para isso, segue abaixo uma forma de iniciar o desenvolvimento de um método para a sua empresa: 

1º Passo: Defina os meios adequados que deverão estar previstos no programa:

- Reuniões;
- Palestras;
- Treinamentos;
- Integração (para novos funcionários)
Outros.


2º Passo: Depois de definir as abordagens – defina a periodicidade e a carga horária – CRIE UM CRONOGRAMA.

 Exemplo:
- Reunião (1 x por semana?)
- Palestras (1 x a cada 2 meses?)
- Treinamentos (conforme surgir necessidade?)
- Integração (toda vez que entrar um novo grupo de funcionários?)


3º Passo: Defina as abordagens que se deseja trabalhar.

Exemplo: Para as Palestras podem-se abordar temas como por exemplo: Superação e Atitude, Marketing Pessoal, Liderança, Administração do Tempo, Técnicas de Vendas, Saúde e etc.

Já para os Treinamentos pode-se abordar temas sobre: Melhorias no Processo de Produção, Implantação de novos processos de gestão, Qualidade, Questões técnicas sobre os Produtos, Limpeza e Higiene no Ambiente de Trabalho e etc.


4º Passo: Desenvolva o Material de Apoio.

Para as reuniões: Crie um modelo de Pauta para a reunião – Deixe alguém responsável por anotar todos os assuntos que aparecerem no dia-a-dia para serem abordados nas reuniões periódicas;

Para as Palestras: Procure no mercado profissionais para falarem sobre assuntos diversos;

Para os Treinamentos e Integração : Crie uma espécie de CARTILHA – Material de Apoio  - (procure auxílio de profissionais técnicos criar o material e se for necessário, busque ajuda de um consultor técnico no mercado).


Por fim, procure dar Certificados e aplique Pesquisas de Satisfação com os funcionários. Eles mesmos vão ajudar a melhorar ainda mais a metodologia durante o processo.

Sabemos que os resultados virão em médio prazo, por isso não desanime! Mantenha essa prática como um processo definido e formalizado.


Até o próximo post!


Michelle Oliveira

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como fazer um plano de Cargos e Salários



Trouxemos hoje um modelo de plano de cargos e salários para você começar a desenvolver agora mesmo na sua empresa! Confira:

O que é um plano de cargos e salários?

É o conjunto de normas que rege a estrutura de gestão de pessoas de uma empresa, determinando a posição de cada profissional dentro do quadro de funcionários. Comparando uma empresa com um time de futebol, o plano de cargos e salários se compara ao esquema tático de um clube antes de uma partida. Nele, o técnico define a posição de cada jogador da maneira em que cada um possa dar ao seu melhor e contribuir para a equipe como um todo.

Quais são os objetivos plano de cargos e salários?

Equilibrar o clima organizacional da empresa por meio da definição harmônica do desempenho de cada colaborador;
  • Estruturar a gestão de pessoas dentro da empresa;
  • Deixar claro aos colaboradores quais são os critérios da empresa em relação aos salários e seus respectivos cargos;
  • Definir jornadas de trabalho, jornadas de trabalho especiais e horas extras;
  • Analisar a composição do salário de cada cargo, definindo também suas gratificações e benefícios extras.

Como fazer um plano de cargos e salários?

1º Passo - Para você montar um plano de cargos e salários simplificado para sua empresa, primeiramente você deve se organizar atribuir as funções e responsabilidades de cada colaborador. Nesta etapa, se você tiver um organograma da empresa poderá economizar muito tempo. Veja um exemplo a seguir para entender melhor:

organograma empresarial

2º Passo – Consultar sindicatos de profissionais e pesquisas de mercado para definir a estrutura adequada de salário inicial para cada cargo da empresa. Defina uma estrutura condizente com a situação da empresa e alinhada ao que se paga para o mesmo cargo também em outras empresas do seu ramo.
3º Passo – Definir os planos de cargo e a estrutura de cada carreira. Deixar claro quais são os passos para evoluir em cada função, se esta evolução acontece por tempo dentro da empresa, por produtividade ou também por um diploma de pós-graduação ou mestrado. Exemplo: Muitas empresas do setor de Tecnologia da Informação e de Publicidade utilizam os termos Júnior (para iniciantes), Pleno (para profissionais com um pouco de experiência) e Sênior (para profissionais com muita experiência). Veja abaixo:



4º Passo – Avaliar como cada colaborador desempenha sua função dentro da empresa, quais são suas melhores atividades, seus pontos fortes e pontos fracos. Nesta etapa, aplicar um Questionário de avaliação de desempenho pode ser muito útil para extrair as qualidades e talentos de sua equipe.

5º Passo  Por último, os gestores devem analisar o perfil de cada colaborador da equipe e encaixá-los nos cargos definidos dentro da primeira etapa da implementação do plano de cargos e salários.

Até o próximo post!

Artigo extraído do Conta Azul Blog, disponível em: http://contaazul.com/blog/2013/03/modelo-de-plano-de-cargos-e-salarios/
Adaptado por: Michelle Oliveira

Como montar um Organograma Empresarial


O que é organograma empresarial
À quem os funcionários devem reportar suas dificuldades, preocupações e à quem eles devem prestar conta em relação aos seus afazes profissionais? Um organograma empresarial define os níveis hierárquicos dos colaboradores, organizando quem responde à quem dentro da organização. Representado de maneira gráfica, o organograma mostra a disposição de cargos de uma forma clara e objetiva. 
Como montar um organograma empresarial
Todo organograma é montado com caixas e cada caixa é composta pelos cargos da empresa. Lembre-se que um organograma nunca representa pessoas, mas sim cargos. Ou seja, mesmos se houverem dez pessoas na sua equipe de vendas, apenas uma caixa representará todos estes cargos de vendas.
As linhas no organograma representam e separam os níveis hierárquicos dentro da empresa. Para que fique fácil a visualização, cada linha do organograma deve representar um nível de autoridade dentro da empresa.
Vamos ao passo à passo rápido do organograma de uma empresa:
1º Passo: Separe as funções exercidas por todos os funcionários da sua empresa. Observação: normalmente em uma pequena empresa, uma única pessoa assume vários cargos. Por exemplo: se uma empresa tem apenas dois sócios e dois funcionários, provavelmente o diretor da empresa vai assumir também o papel de gestor de projetos ou de financeiro. 
como fazer organograma
2º Passo: Indique quem está no comando. Observação: separar cada nível hierárquico por cor pode facilitar a visualização dos dados de seu organograma.
Modelo de organograma empresarial simples3º Passo: Oficialize este documento dentro da sua empresa juntamente com seus funcionários. Se possível imprima o modelo de organograma empresarial e deixe-o colado em um local visível à todos. Lembre-se de destacar para sua equipe que este modelo não é uma ferramenta para controlar e amarrar a empresa, mas sim para fortalecer a gestão de pessoas e o fluxo dos processos dentro da sua organização.
Conclusão
Espero que tenha entendido um pouquinho mais sobre como utilizar um organograma empresarial simples para agilizar e fortalecer os processos gerenciais da sua pequena indústria.

Até o próximo post!
Artigo extraído do Conta Azul Blog, disponível em: http://contaazul.com/blog/2013/04/modelo-de-organograma-empresarial/
Adaptado por: Michelle Oliveira