A precificação é chave para o sucesso financeiro. Segue instruções passo a passo para formação de preço:
1º Passo: Apuração de Custos dos produtos ou serviços
Não tem como falarmos em precificação sem falarmos em custos. O primeiro passo para a precificação é a apuração dos custos do seu produto ou serviço. Se você trabalha com uma revenda, deve apurar os custos reais do produto comprado, considerando descontos, tributos, frete e outros valores que incidem diretamente no custo.
No caso de fabricação própria deve ser feita a apuração do custo do produto produzido na empresa considerando todos os insumos utilizados (apurando todos os custos citados acima para estes insumos), além de outros custos característicos ao processo industrial, tais como a mão de obra, hora máquina, etc.
2º Passo: Apuração dos gastos fixos e variáveis
A apuração dos gastos fixos envolve aqueles gastos que se mantêm fixos independente da quantidade e valor vendido/produzido (aluguel, energia, telefone, pró labore, etc.).
Já os gastos variáveis envolvem a apuração daqueles gastos que variam de acordo com as quantidades e valor vendido/produzido (comissão de vendedores, impostos, fretes).
3º Passo: Escolha uma forma de montar seu preço
Markup
A formação de preço utilizando Markup consiste em um fator ou porcentagem estabelecida para multiplicar ou dividir o custo do produto e formar o preço de venda. Esse índice é obtido através de uma fórmula que considera os Gastos Variáveis e a Margem de Lucro desejada (veja aqui como fazer esse cálculo).
Esse cálculo é aplicado com maior facilidade em empresas com baixa variedade de produtos.
Margem de Contribuição
A Margem de Contribuição é a diferença entre o Valor da Venda e os Gastos Variáveis e representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar lucro.
A formação do preço de vendas considerando o conceito de Margem de Contribuição consiste em não atribuir parcela de despesas fixas para a formação do preço, entendendo que está contido na Margem de Contribuição desse produto.
O uso da Margem de Contribuição possibilita à empresa a decisão de quais produtos merecem maior esforço de venda, avaliar alternativas de redução de preços, descontos especiais, publicidade; e cálculo do ponto de equilíbrio.
4º Passo: Avalie os preços praticados pela concorrência
Formar o preço de venda de um produto apenas observando os cálculos de custos pode fazer com que esse produto fique fora das práticas de mercado. Por outro lado, a precificação que adota somente o valor de mercado faz com que a empresa corra o risco de vender o produto a preço abaixo de seu custo, já que seu concorrente poderá ter custos diferentes de sua empresa.
É muito importante o acompanhamento dos preços praticados pela concorrência realizando uma comparação prévia com os preços da empresa.
O preço calculado pela empresa pode ficar acima do valor praticado pelo mercado. Uma opção é desenvolver diferenciais como atendimento, marca ou entrega. Sem um diferencial claro, a empresa pode diminuir as margens pretendidas ou buscar saídas para diminuir seus custos como melhores fornecedores, possibilidade de importação, terceirização da produção, etc.
Ao diminuir as margens pretendidas, a empresa pode utilizar esse produto como “isca” para atrair clientes ou associar a venda desse produto com baixa margem à venda de outro produto com alta margem.
Já se o preço calculado estiver abaixo do valor praticado pelo mercado, a empresa pode optar por vender com boas margens ou conseguir alta penetração no mercado.
5º Passo: Atualização das margens
O preço é dinâmico e se altera em função de diversas variáveis.
É essencial a revisão das formas e bases de cálculo utilizados na precificação para ajustá-los de acordo com as forças do mercado, levando em conta os preços praticados pela concorrência para não perder posicionamento no mercado, atualização dos preços praticados pelos fornecedores e quais resultados a empresa deseja alcançar em um determinado período. Mantendo as margens de precificação sempre atualizadas, a empresa poderá aumentar sua lucratividade.
Até o próximo post!
Artigo extraído do Maha Gestão Blog, disponível em: http://blog.mahagestao.com.br/