Trouxemos hoje um passo a passo para você começar a incorporar na sua empresa uma metodologia de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
As pessoas são a parte mais importante e essencial de uma empresa. Não são as Empresas que fazem negócios com os Clientes, mas são Pessoas que fazem negócios com Pessoas.
Quando treinamos e nos comunicamos com os colaboradores aumentamos as chances de conseguir melhores resultados, tanto financeiros, como no atendimento ao cliente, desta forma, podemos conquistá-lo e fidelizá-lo.
O treinamento deve ser feito partindo de uma metodologia (com sala de treinamento, material de apoio e etc.) não pode ser algo informal passado boca a boca eventualmente.
Mesmo sendo uma pequena empresa, é imprescindível investir em treinamento.
Para isso, segue abaixo uma forma de iniciar o desenvolvimento de um método para a sua empresa:
1º Passo: Defina os meios adequados que deverão estar previstos no programa:
- Reuniões;
- Palestras;
- Treinamentos;
- Integração (para
novos funcionários)
Outros.
2º Passo: Depois de definir as abordagens – defina a periodicidade e a carga horária – CRIE UM CRONOGRAMA.
- Reunião (1 x por semana?)
- Palestras (1 x a cada 2 meses?)
- Treinamentos (conforme surgir necessidade?)
- Integração (toda vez que entrar um novo grupo de funcionários?)
3º Passo: Defina as abordagens que se deseja trabalhar.
Exemplo: Para as Palestras podem-se abordar temas como por exemplo: Superação e Atitude,
Marketing Pessoal, Liderança, Administração do Tempo, Técnicas de Vendas, Saúde e etc.
4º Passo: Desenvolva o Material de Apoio.
Para as reuniões: Crie um modelo de Pauta para a reunião – Deixe alguém responsável por anotar todos os assuntos que
aparecerem no dia-a-dia para serem abordados nas reuniões periódicas;
Para os Treinamentos e Integração : Crie uma espécie de CARTILHA – Material de Apoio - (procure auxílio de profissionais técnicos criar o material e se for necessário, busque ajuda de um consultor técnico no mercado).
Por fim, procure dar Certificados e aplique Pesquisas de Satisfação com os funcionários. Eles mesmos
vão ajudar a melhorar ainda mais a metodologia durante o processo.
Sabemos que os
resultados virão em médio prazo, por isso não desanime! Mantenha essa prática
como um processo definido e formalizado.
Até o próximo post!
Michelle Oliveira
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