sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como criar um Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas


Trouxemos hoje um passo a passo para você começar a incorporar na sua empresa uma metodologia de treinamento e desenvolvimento de pessoas. 
As pessoas são a parte mais importante e essencial de uma empresa. Não são as Empresas que fazem negócios com os Clientes, mas são Pessoas que fazem negócios com Pessoas.
Quando treinamos e nos comunicamos com os colaboradores aumentamos as chances de conseguir melhores resultados, tanto financeiros, como no atendimento ao cliente, desta forma, podemos conquistá-lo e fidelizá-lo.
O treinamento deve ser feito partindo de uma metodologia (com sala de treinamento, material de apoio e etc.) não pode ser algo informal passado boca a boca eventualmente.
Mesmo sendo uma pequena empresa, é imprescindível investir em treinamento.
Para isso, segue abaixo uma forma de iniciar o desenvolvimento de um método para a sua empresa: 

1º Passo: Defina os meios adequados que deverão estar previstos no programa:

- Reuniões;
- Palestras;
- Treinamentos;
- Integração (para novos funcionários)
Outros.


2º Passo: Depois de definir as abordagens – defina a periodicidade e a carga horária – CRIE UM CRONOGRAMA.

 Exemplo:
- Reunião (1 x por semana?)
- Palestras (1 x a cada 2 meses?)
- Treinamentos (conforme surgir necessidade?)
- Integração (toda vez que entrar um novo grupo de funcionários?)


3º Passo: Defina as abordagens que se deseja trabalhar.

Exemplo: Para as Palestras podem-se abordar temas como por exemplo: Superação e Atitude, Marketing Pessoal, Liderança, Administração do Tempo, Técnicas de Vendas, Saúde e etc.

Já para os Treinamentos pode-se abordar temas sobre: Melhorias no Processo de Produção, Implantação de novos processos de gestão, Qualidade, Questões técnicas sobre os Produtos, Limpeza e Higiene no Ambiente de Trabalho e etc.


4º Passo: Desenvolva o Material de Apoio.

Para as reuniões: Crie um modelo de Pauta para a reunião – Deixe alguém responsável por anotar todos os assuntos que aparecerem no dia-a-dia para serem abordados nas reuniões periódicas;

Para as Palestras: Procure no mercado profissionais para falarem sobre assuntos diversos;

Para os Treinamentos e Integração : Crie uma espécie de CARTILHA – Material de Apoio  - (procure auxílio de profissionais técnicos criar o material e se for necessário, busque ajuda de um consultor técnico no mercado).


Por fim, procure dar Certificados e aplique Pesquisas de Satisfação com os funcionários. Eles mesmos vão ajudar a melhorar ainda mais a metodologia durante o processo.

Sabemos que os resultados virão em médio prazo, por isso não desanime! Mantenha essa prática como um processo definido e formalizado.


Até o próximo post!


Michelle Oliveira

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