quarta-feira, 23 de abril de 2014

Como elaborar um Cadastro de Clientes


O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa.
As informações do cadastro de cliente se dividem em três grandes grupos:

 Identificação: são as informações básicas para o relacionamento com o cliente, com o nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, nome da empresa, CNPJ (para pessoa jurídica) etc.

 Perfil de preferências do cliente: são informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar.

 Histórico de compras e contatos: são os registros relativos a todas as compras realizadas pelo cliente e também a todos os contatos telefônicos e malas diretas enviadas.
As informações do cadastro precisam ser constantemente atualizadas, pois com o tempo, os clientes mudam de endereço, trocam seus telefones e até mesmo as preferências.
O cadastro de clientes é uma das mais importantes ferramentas de marketing da pequena empresa; por isso, mantê-lo organizado e sempre disponível permite aproveitar grandes oportunidades.

Motivos para você fazer uma planilha de cadastro de clientes:


Colher Feedback sobre seus serviços  - Com o cadastro de seus clientes organizado em uma planilha você tem a chance de manter o contato para saber como eles estão utilizando seu serviços, se ficaram satisfeitos com seu atendimento e se têm alguma dica de melhoria. Se a conversa fluir, aproveite para convidá-los a voltar na sua empresa.
Estratégia de pós-venda - Se o tipo de produto/serviço que você vende é de uso recorrente, ter o cadastro dos seus clientes pode ser uma ótima estratégia de pós venda para sua empresa. Aproveite os cadastros para fazer contato por telefone ou e-mail para fazer novas vendas.
Estreitar relacionamentos - Quantos clientes você já teve que se mostraram como excelentes futuros sócios ou parceiros da empresa? Se você tiver o contato deles em mãos vai ficar muito mais fácil para manter contato e até mesmo marcar reuniões informais em bares e cafés.
Até o próximo post!
Artigo extraído do Conta Azul Blog, disponível em: http://contaazul.com/blog/2012/09/planilha-de-cadastro-de-clientes-excel/
Artigo extraído do site SEBRAE SP, disponível em: http://www.sebraesp.com.br/index.php/229-produtos-online/marketing/perguntas-frequentes/9611-como-elaborar-um-cadastro-de-clientes
Adaptado por: Michelle Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário