Um
dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é
planejamento?
Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas
finanças, até a nossa vida pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que
planejar é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com
que recursos.
As 7
Etapas do planejamento estratégico
1. Definir: Visão e Missão do negócio
Visão
É a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a
empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.
Fórmula
base para definição da visão:
Verbo em perspectiva futura + objetivos desafiadores + até quando.
Verbo em perspectiva futura + objetivos desafiadores + até quando.
Missão
A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz.
A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz.
Fórmula
base para definição da Missão:
Fazer o quê + Para quem (qual o público?) + De que forma.
Fazer o quê + Para quem (qual o público?) + De que forma.
2. Analisar o ambiente externo
Uma
vez declarada a visão e missão da empresa, seus dirigentes devem conhecer as
partes do ambiente que precisam monitorar para atingir suas metas. É
preciso analisar as forças macroambientais (demográficas, econômicas,
tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os atores
microambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição,
fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro.
Oportunidades
Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado.
Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado.
Ameaças
Ameaça ambiental é um desafio decorrente de uma tendência desfavorável que levaria a deterioração das vendas ou lucro.
Ameaça ambiental é um desafio decorrente de uma tendência desfavorável que levaria a deterioração das vendas ou lucro.
3. Analisar o ambiente interno
Você
saberia dizer quais são as qualidades e o que pode ou deve ser melhorado na sua
empresa? Esses são os pontos fortes/forças e fracos/fraquezas do seu negócio.
4. Analisar a situação atual
Depois
de identificados os pontos fortes e pontos fracos e analisadas as oportunidades
e ameaças, pode-se obter a matriz FOFA (fortalezas, oportunidades, fraquezas e
ameaças) ou SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats). Inclua os
pontos fortes e fracos de sua empresa, juntamente com as oportunidades e
ameaças do setor, em cada uma das quatro caixas:
A análise FOFA fornece uma orientação
estratégica útil.
5.
Definir objetivos e Metas
São
elementos que identificam de forma clara e precisa o que a empresa deseja e
pretende alcançar. A partir dos objetivos e de todos os dados levantados acima,
são definidas as metas.
As
Metas existem para monitorar o progresso da empresa. Para cada meta existe
normalmente um plano operacional, que é o conjunto de ações necessárias para
atingi-la;Toda meta, ao ser definida, deve conter a unidade de medida e onde se
pretende chegar.
6.
Formular e Implementar a estratégia
Até
aqui, você definiu a missão e visão do seu negócio e definiu metas e objetivos
visando atender sua missão em direção à visão declarada. Agora, é necessário
definir-se um plano para se atingir as metas estabelecidas, ou seja, a empresa
precisa de uma formulação de estratégias para serem implantadas.
Após o desenvolvimento das principais estratégias da empresa, deve-se adotar programas de apoio detalhados com responsáveis, áreas envolvidas, recursos e prazos definidos.
7.
Gerar Feedback e Controlar
À
medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa rastrear os resultados
e monitorar os novos desenvolvimentos nos ambientes interno e externo. Alguns
ambientes mantêm-se estáveis de um ano para outro. O ideal é estar sempre
atento à realização das metas e estratégias, para que sua empresa possa
melhorar a cada dia.
Artigo
extraído do site SEBRAE PR, disponível em: http://www.sebraepr.com.br/PortalInternet/Destaques/Melhorando-minha-empresa/Planejamento-estrat%C3%A9gico
Nenhum comentário:
Postar um comentário