O Mapeamento dos Processos é de
vital importância para a sobrevivência das empresas por gerar informações que
podem garantir o crescimento do negócio. Desse modo, é possível determinar a forma como os insumos recebidos de um fornecedor são tratados e transformados em produtos
que serão entregues aos clientes
(cadeia cliente/fornecedor).
O funcionamento de uma
organização está baseado em um conjunto de atividades inter-relacionadas.
Mapear e padronizar as atividades em processos e conhecer as necessidades e
expectativas das partes interessadas é fundamental para agregar valor ao
negócio.
Além disso, permite planejar e
executar melhor as atividades, pela definição de responsabilidades, uso de
recursos de modo mais eficiente, aumentando a produtividade.
Seguem abaixo as 7 etapas do mapeamento
dos processos:
1 - Identificar o processo da
empresa (reunir equipe, identificação dos responsáveis, atribuição dos tempos);
2 - Identificar e descrever o
trecho/processo gargalo com suas ocorrências (definição do processo gargalo,
descrever as etapas do processo);
3 - Fixar parâmetros antes da
melhoria (Definir indicadores: Produtividade, Qualidade, Área, Outros);
4 - Implementar soluções para os
pontos potenciais de melhoria levantados (Definição das Soluções, Definição de
responsáveis e prazos, Testar/Simular a
solução);
5 - Fixar os parâmetros após as
melhorias (Acompanhamento dos indicadores, Registro das ocorrências);
6 - Comparar os parâmetros
fixados após e antes da melhoria calculando o resultado (Obtenção / Cálculo do
resultado);
7 - Apresentar o trabalho
(Reunião com os envolvidos no trabalho, Reconhecimento aos envolvidos,
Recompensar os resultados obtidos).
O Mapeamento dos Processos resultam
em:
Conhecimento: Favorece, a partir do conhecimento detalhado da
empresa, uma visão global dos processos.
Qualidade: Introdução do Controle de Qualidade visão horizontal da
empresa e definição de padrão.
Custo: Redução dos desperdícios, gerando a redução dos custos da
empresa.
Atendimento: Entrega no prazo e assistência clara e transparente
junto ao cliente.
Moral: Educa e motiva os colaboradores, gerando confiança e continuidade de ações para mudança cultural.
Segurança: Reduz riscos aos usuários durante as realizações dos
processos.
Segue material que pode servir de modelo para a implantação do Mapeamento dos Processos na sua empresa:
- Como mapear os processos da sua empresa (Slides)
- Modelo de Fluxograma Funcional
- Modelo PCP
- Exemplo: Modelo PCP para Serviços de Usinagem
Fonte: Material cedido pelo SEBRAE
Segue material que pode servir de modelo para a implantação do Mapeamento dos Processos na sua empresa:
- Como mapear os processos da sua empresa (Slides)
- Modelo de Fluxograma Funcional
- Modelo PCP
- Exemplo: Modelo PCP para Serviços de Usinagem
Fonte: Material cedido pelo SEBRAE
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