quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como fazer um plano de Cargos e Salários



Trouxemos hoje um modelo de plano de cargos e salários para você começar a desenvolver agora mesmo na sua empresa! Confira:

O que é um plano de cargos e salários?

É o conjunto de normas que rege a estrutura de gestão de pessoas de uma empresa, determinando a posição de cada profissional dentro do quadro de funcionários. Comparando uma empresa com um time de futebol, o plano de cargos e salários se compara ao esquema tático de um clube antes de uma partida. Nele, o técnico define a posição de cada jogador da maneira em que cada um possa dar ao seu melhor e contribuir para a equipe como um todo.

Quais são os objetivos plano de cargos e salários?

Equilibrar o clima organizacional da empresa por meio da definição harmônica do desempenho de cada colaborador;
  • Estruturar a gestão de pessoas dentro da empresa;
  • Deixar claro aos colaboradores quais são os critérios da empresa em relação aos salários e seus respectivos cargos;
  • Definir jornadas de trabalho, jornadas de trabalho especiais e horas extras;
  • Analisar a composição do salário de cada cargo, definindo também suas gratificações e benefícios extras.

Como fazer um plano de cargos e salários?

1º Passo - Para você montar um plano de cargos e salários simplificado para sua empresa, primeiramente você deve se organizar atribuir as funções e responsabilidades de cada colaborador. Nesta etapa, se você tiver um organograma da empresa poderá economizar muito tempo. Veja um exemplo a seguir para entender melhor:

organograma empresarial

2º Passo – Consultar sindicatos de profissionais e pesquisas de mercado para definir a estrutura adequada de salário inicial para cada cargo da empresa. Defina uma estrutura condizente com a situação da empresa e alinhada ao que se paga para o mesmo cargo também em outras empresas do seu ramo.
3º Passo – Definir os planos de cargo e a estrutura de cada carreira. Deixar claro quais são os passos para evoluir em cada função, se esta evolução acontece por tempo dentro da empresa, por produtividade ou também por um diploma de pós-graduação ou mestrado. Exemplo: Muitas empresas do setor de Tecnologia da Informação e de Publicidade utilizam os termos Júnior (para iniciantes), Pleno (para profissionais com um pouco de experiência) e Sênior (para profissionais com muita experiência). Veja abaixo:



4º Passo – Avaliar como cada colaborador desempenha sua função dentro da empresa, quais são suas melhores atividades, seus pontos fortes e pontos fracos. Nesta etapa, aplicar um Questionário de avaliação de desempenho pode ser muito útil para extrair as qualidades e talentos de sua equipe.

5º Passo  Por último, os gestores devem analisar o perfil de cada colaborador da equipe e encaixá-los nos cargos definidos dentro da primeira etapa da implementação do plano de cargos e salários.

Até o próximo post!

Artigo extraído do Conta Azul Blog, disponível em: http://contaazul.com/blog/2013/03/modelo-de-plano-de-cargos-e-salarios/
Adaptado por: Michelle Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário