Atualmente o tema “Inovação”
tem sido bastante discutido por estudiosos e explorado por diversos meios de
comunicação. No entanto, são apresentadas diversas definições e por
consequência, várias interpretações que podem criar algumas barreiras para a
implantação da cultura de inovação principalmente nas pequenas empresas.
É comum perceber entre os pequenos empresários, a
ideia que de a inovação traz consigo o envolvimento com tecnologias complexas e
altos investimentos financeiros. Apesar da conscientização de que precisam inovar para tornar a empresa competitiva e mantê-la
no mercado, a mistificação da inovação acaba impedindo o empresário de praticá-la
dentro da empresa.
Uma organização inovadora não é aquela em que
as inovações ocorrem esporadicamente. Peter Drucker diz que “a inovação
sistemática consiste na busca deliberada e organizada de mudanças, e na análise
sistemática das oportunidades que tais mudanças podem oferecer para a inovação
econômica ou social”. Ou
seja, uma empresa inovadora pratica a inovação como um processo contínuo e
estruturado com o objetivo de colher seus resultados.
Entende-se
como inovação, a aplicação prática de uma ideia, iniciada pelo processo de criatividade.
Geralmente surge como uma sugestão vinda do próprio ambiente interno (ex. colaboradores,
parceiros) ou externo (ex. clientes, mercado) e só passa a ser efetivamente uma
ideia quando examinada relativamente à sua possibilidade de resolver uma dada
situação.
Ainda Peter Drucker define inovação
como o instrumento específico dos empreendedores e o processo pelo qual eles
exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um
serviço diferente, e Gary Hamel define inovação como um processo
estratégico de reinvenção contínua do próprio negócio e da criação de novos
conceitos de negócios. Desse modo, entendemos que o processo de inovação é uma
ferramenta que precisa ser incorporada à cultura organizacional partindo de um
planejamento, e no caso das pequenas empresas, deve-se envolver toda a equipe para
que efetivamente se alcance êxito gerando riqueza.
Segundo a Lei Nº. 10.973, de 2 de dezembro de
2004, determina que inovação é a “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no
ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou
serviços”, portanto, repensar as práticas habituais é o propósito da inovação.
De acordo com a definição do Manual de Oslo, documento considerado uma das principais fontes de direcionamento sobre
atividades inovadoras, uma inovação “é a
implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado,
ou um processo, ou novo método de Marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de
negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.
A
inovação não deve ser encarada como um evento, ou seja, necessita de estrutura
para a captação dessas ideias e análise da sua viabilidade para então serem
desenvolvidas com a finalidade de se criar valor. A empresa precisa ter seus objetivos bem definidos não
impondo barreiras à criação e ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e
processos estimulando a pesquisa e o desenvolvimento como fator importante à
cultura organizacional.
Além dos conceitos, é importante destacar, os diferentes tipos de inovação que podem ser classificadas em três tipos:
Quanto à Intensidade - existem diferenças entre melhorias, invenções, inovação incremental e
inovação radical. Cada qual pode ser medida e avaliada quanto ao impacto do
resultado gerado.
Quanto à Dimensão - são as dimensões onde a inovação pode ocorrer dentro de uma organização.
São elas: as ofertas, os clientes, os processos, os pontos de presença, plataforma,
soluções, experiência do consumidor, captura de valor, organização, cadeia de
fornecimento, relacionamento e marca.
Quanto ao grau de
interdependência - as inovações podem ser
autônomas quando acontecem em paralelo com as demais atuações do negócio ou
sistêmicas que dependem de melhorias anteriores.
É possível considerar, portanto, que uma
empresa inovadora é aquela que produz de forma sistemática e contínua alterações de qualquer natureza independente
do seu porte. Dessa maneira, torna-se necessário gerenciar este processo para
que traga os resultados esperados.
Escrito por: Michelle Oliveira
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