Com o passar o
tempo, algumas palavras têm o seu significado alterado.Os idiomas e seus
significados estão em constante movimento. Qualidade e inovação são exemplos de
palavras que tem seus conceitos alterados. A percepção da qualidade é
influenciada, além do tempo, por diversos fatores, tais como, cultura, tipo de
produto ou serviço prestado, necessidades e as expectativas em relação aos
produtos. O conceito de Inovação já pressupõe algo novo, significativamente
melhorado e com o passar do tempo o novo se torna
corriqueiro, e surge, assim, a necessidade de constante
mudança para haver inovação.
Atualmente muitas empresas se
preocupam com qualidade e inovação. Porém, com as constantes mudanças
desses conceitos as empresas precisam de esforços para acompanhar essas
alterações. Recentemente, qualidade e inovação passaram a levar em
conta aspectos antes ignorados, confira alguns desses pontos:
Novas tendências em
Qualidade
1.
Responsabilidade Social
Responsabilidade social pode
ser definida pela relação ética e transparente da organização com todos os
públicos com os quais se relaciona. Ações de responsabilidade social buscam o
desenvolvimento sustentável e a redução de desigualdade, de forma que a
atividade da empresa traga benefícios à todos, não apenas aos acionários.
Diagnósticos de qualidade
avaliam não somente as qualidades físicas dos produtos, mas também avaliam sua
origem, as condições de produção, os impactos sociais e ambientais etc. Assim,
por exemplo, a avaliação de qualidade de um tênis produzido com trabalho
escravo fica prejudicada. Da mesma forma, uma empresa que não mantém atualizada
suas exigências legais tem sua qualidade comprometida. Por outro lado, se uma
empresa demostra seu comportamento socialmente responsável por meio de ações ou
projetos concretos, sua avaliação em qualidade é maior e pode ser até fator de
maior competitividade no mercado, vide as bolsas carteiras de investimentos que
priorizam empresas socialmente responsáveis e as normas de responsabilidade
social como a ISO 26.000.
2.
Capitalismo consciente
O capitalismo consciente
consiste em 4 esferas: o propósito (criar valor além do lucro), liderança
(valoriza o que há de melhor nos colaboradores), cultura (foca na inovação e no
bem estar) , orientação (transparência e informa os resultados com o objetivo
de engajar). Basicamente a livre iniciativa somada ao objetivo de servir os
envolvidos compõe o capitalismo consciente. O resultado são relações
ganha-ganha com todos os envolvidos. O conceito de qualidade passou a levar em
consideração os relacionamentos entre as parte e estabelecer ganhos a longo
prazo.
Estão surgindo cada vez mais
empresas conscientes de seu papel social e com poder de transformar realidades,
e não somente como forma de gerar lucro.
Novas tendências em Inovação
3. Inovação de marketing
As inovações de marketing
envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no
design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação, e em
métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços.
4. Inovação organizacional
Uma inovação organizacional é
a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios
da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações
externas. Novos modelos de negócios, redivisão de tarefas e horários, são
algumas formas de inovação organizacional. Inovação é normalmente relacionado
com mudanças altamente tecnológicas e com custos elevadíssimos, porém inovação
também pode ser algo simples presente no dia-a-dia.
O termo Inovações
organizacionais surgiu em 2003 no Manual de Oslo, referência internacional de
inovação, porém, essas inovações são bastante praticadas.
5. Eco-inovação
A eco-inovação é definida como
uma inovação que melhora o desempenho ambiental das empresas. Como por
exemplo, transformar parte dos resíduos em oportunidade de gerar
receita, que já está se consolidando como prática. Mudar as
características dos produtos por razões ambientais também pode ser fator de
maior competitividade.
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Essas tendências já estão tão
consolidadas que até existem modelos de gestão incluindo os conceitos das
tendências citadas. O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) inclui várias das
tendências acima, por exemplo, a responsabilidade social, inovações de
marketing e organizacional. O MEG foi criado a partir das semelhanças entre
empresas de sucesso. Assim, já sabe-se que esses fatores são fontes de
resultados melhores, porém, a difusão dos conceitos deve avançar muito ainda
nos próximos anos. A Fundação Nacional da Qualidade visa difundir o MEG para
todo o país para o maior número de empresas.Essas tendências não se aplicam
somente a grandes empresas: pequenas e médias também estão seguindo
as novidades.
Se quiser saber mais sobre o
MEG, consulte neste link: www.fnq.org.br.
Artigo escrito por Juliana Polizel, extraído do GENOS Blog, disponível em: http://blog.genos.eco.br/2014/08/5-tendencias-em-inovacao-e-qualidade.html
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