sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cinco tendências em Inovação e Qualidade

Com o passar o tempo, algumas palavras têm o seu significado alterado.Os idiomas e seus significados estão em constante movimento. Qualidade e inovação são exemplos de palavras que tem seus conceitos alterados. A percepção da qualidade é influenciada, além do tempo, por diversos fatores, tais como, cultura, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e as expectativas em relação aos produtos. O conceito de Inovação já pressupõe algo novo, significativamente melhorado e com o passar do tempo o novo se torna corriqueiro, e surge, assim, a necessidade de constante mudança para haver inovação. 
Atualmente muitas empresas se preocupam com qualidade e inovação. Porém, com as constantes mudanças desses conceitos as empresas precisam de esforços para acompanhar essas alterações. Recentemente, qualidade e inovação passaram a levar em conta aspectos antes ignorados, confira alguns desses pontos: 

Novas tendências em Qualidade 

1. Responsabilidade Social
Responsabilidade social pode ser definida pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona. Ações de responsabilidade social buscam o desenvolvimento sustentável e a redução de desigualdade, de forma que a atividade da empresa traga benefícios à todos, não apenas aos acionários.
Diagnósticos de qualidade avaliam não somente as qualidades físicas dos produtos, mas também avaliam sua origem, as condições de produção, os impactos sociais e ambientais etc. Assim, por exemplo, a avaliação de qualidade de um tênis produzido com trabalho escravo fica prejudicada. Da mesma forma, uma empresa que não mantém atualizada suas exigências legais tem sua qualidade comprometida. Por outro lado, se uma empresa demostra seu comportamento socialmente responsável por meio de ações ou projetos concretos, sua avaliação em qualidade é maior e pode ser até fator de maior competitividade no mercado, vide as bolsas carteiras de investimentos que priorizam empresas socialmente responsáveis e as normas de responsabilidade social como a ISO 26.000.

2. Capitalismo consciente
O capitalismo consciente consiste em 4 esferas: o propósito (criar valor além do lucro), liderança (valoriza o que há de melhor nos colaboradores), cultura (foca na inovação e no bem estar) , orientação (transparência e informa os resultados com o objetivo de engajar). Basicamente a livre iniciativa somada ao objetivo de servir os envolvidos compõe o capitalismo consciente. O resultado são relações ganha-ganha com todos os envolvidos. O conceito de qualidade passou a levar em consideração os relacionamentos entre as parte e estabelecer ganhos a longo prazo.
Estão surgindo cada vez mais empresas conscientes de seu papel social e com poder de transformar realidades, e não somente como forma de gerar lucro.

Novas tendências em Inovação

3. Inovação de marketing
As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação, e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços. 

4. Inovação organizacional
Uma inovação organizacional é a implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. Novos modelos de negócios, redivisão de tarefas e horários, são algumas formas de inovação organizacional. Inovação é normalmente relacionado com mudanças altamente tecnológicas e com custos elevadíssimos, porém inovação também pode ser algo simples presente no dia-a-dia.
O termo Inovações organizacionais surgiu em 2003 no Manual de Oslo, referência internacional de inovação, porém, essas inovações são bastante praticadas.

5. Eco-inovação 
A eco-inovação é definida como uma inovação que melhora o desempenho ambiental das empresas. Como por exemplo, transformar parte dos resíduos em oportunidade de gerar receita, que já está se consolidando como prática. Mudar as características dos produtos por razões ambientais também pode ser fator de maior competitividade.
Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Fonte: FNQ

Essas tendências já estão tão consolidadas que até existem modelos de gestão incluindo os conceitos das tendências citadas. O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) inclui várias das tendências acima, por exemplo, a responsabilidade social, inovações de marketing e organizacional. O MEG foi criado a partir das semelhanças entre empresas de sucesso. Assim, já sabe-se que esses fatores são fontes de resultados melhores, porém, a difusão dos conceitos deve avançar muito ainda nos próximos anos. A Fundação Nacional da Qualidade visa difundir o MEG para todo o país para o maior número de empresas.Essas tendências não se aplicam somente a grandes empresas: pequenas e médias também estão seguindo
as novidades. 
Se quiser saber mais sobre o MEG, consulte neste link: www.fnq.org.br.

Artigo escrito por Juliana Polizel, extraído do GENOS Blog, disponível em: http://blog.genos.eco.br/2014/08/5-tendencias-em-inovacao-e-qualidade.html

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