quarta-feira, 25 de junho de 2014

O que é importante ser considerado na formação de preços?


Geralmente, as empresas fazem a sua formação de preços com base nos preço dos concorrentes sem levar em conta seus custos e despesas incorridas.
Quando falamos em formação de preços, temos um ponto comum e  determinante  o qual  chamamos de “custos”. No entanto, a composição dos custos será diferente conforme o tipo de atividade -  comércio, serviço ou  indústria.  
No caso do comércio,  o custo será o preço da aquisição da mercadoria (CMV). Já nos serviços, teremos que considerar a mão de obra utilizada somada ao material aplicado. Por fim , no caso da  indústria,  o custo de produção deve ser apurado através dos insumos  - matéria prima e material auxiliar somados  à  mão de obra alocada na produção e aos gastos gerais de fabricação,  compondo o CPV – custo do produto vendido. O nível de detalhamento na indústria é muito importante, sendo  fundamental ter controle de estoques para obter a precisão necessária  nessa apuração.
O primeiro passo para formação de preços consiste em  determinar o custo efetivo, ou seja , aquilo que realmente foi gasto para obtenção daquele produto ou serviço.
O segundo passo consiste em levantar as despesas variáveis, como, por exemplo, os impostos (deve-se identificar a exata carga tributária), despesas com taxas de operadoras de máquinas de crédito e débito, comissões, frete etc. Num exemplo ilustrativo – supondo que o conjunto de despesas variáveis atinja em média  10% do faturamento e,  que as despesas fixas (aluguel, água, luz) correspondam a 30% do faturamento, o último item a apurar é a margem de lucro que,  pode variar de 10% a 30% dependendo do segmento econômico. Temos  que embutir os  percentuais de custos, despesas fixas e variáveis  no preço de venda, apurando o Mark Up - que é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, consistindo, basicamente, em somar-se,  ao custo unitário do produto ou serviço,  uma margem de lucro para se obter o preço de venda – calculada de três formas – Mark Up total , multiplicador e divisor.

Exemplificando a utilização do Mark Up na formação de preço, suponhamos, por exemplo, o caso de uma empresa cujo custo da mercadoria vendida (CMV)= R$10,00, e o total de despesas variáveis (impostos, taxas de cartões, fretes...)= 10%  do faturamento e o total de despesas fixas= 30% do faturamento, com margem de lucro desejada correspondente a 20% do faturamento . Neste caso, temos que embutir 60% para conseguir um preço de venda que possibilite pagar todas as despesas e gerar o lucro desejado. Aplicando o  Mark-UP , na versão divisor, temos, neste exemplo:   Preço de venda =   Custo mercadoria vendida dividido por ( 100% - (%Despesas variáveis + %despesas fixas + % margem de lucro ) =  R$ 10,00 / ( 100% - 60% ) =  R$ 10,00 / 40% = R$ 25,00. Lembramos que,  se fizermos a conta inversa,  teremos um lucro de 20% , que corresponde a R$ 5,00 embutido no preço de venda= R$ 25,00. Esse percentual da margem de lucro será o único que poderemos diminuir ou aumentar, comparando com o preço do mercado. Poderemos também apurar se os custos ou  despesas estão comparativamente mais elevados, e com isso,  tornando  o preço de venda praticado menos competitivo.

Fonte: SEBRAE

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