segunda-feira, 28 de julho de 2014

Papo de ALI - Recado aos Empresários


Este vídeo é um recado aos empresários assistidos pelo Programa ALI - Agentes Locais de Inovação do SEBRAE.

terça-feira, 22 de julho de 2014

EMPRETEC - Desenvolvimento de características de comportamento empreendedor


O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 190 mil pessoas, em 8.400 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.

Segundo pesquisa do Sebrae, os empreendedores que fizeram Empretec registraram um acréscimo de R$ 24,6 mil por mês no faturamento de suas empresas. Mais de 90% dos entrevistados confirmaram o aumento dos lucros após a conclusão do seminário e que aplicaram imediatamente mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos.

O Empretec pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial.

São 60h de capacitação em 6 dias de imersão onde o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais:

1. Busca de oportunidade e iniciativa
2. Persistência
3. Correr riscos calculados
4. Exigência de qualidade e eficiência
5. Comprometimento
6. Busca de informações
7. Estabelecimento de metas
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
9. Persuasão e rede de contatos
10. Independência e autoconfiança 

Assista a palestra, acesse o link: Palestra EMPRETEC
Mais informações, tel.: (11) 3682-7100 - SEBRAE OSASCO

Fonte: http://www.sebraemais.com.br/solucoes/empretec

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Campus São Paulo, uma casa para as startups brasileiras

Brasileiros são empreendedores por natureza. Apesar dos muitos obstáculos e da comum falta de recursos, eles conseguem superar desafios, inovar e construir grandes negócios. Hoje, esse empreendedorismo nato é especialmente verdadeiro no setor de tecnologia. Em todo o país, diversas startups estão criando novos produtos, gerando vagas de trabalho e transformando a experiência dos usuários na internet e em plataformas móveis, muitas vezes, em escala global. Nós acreditamos que este é apenas o começo. Por isso, estamos entusiasmados em anunciar que a cidade de São Paulo será a casa do nosso próximo Campus Google! 


Os campi são espaços do Google nos quais os empreendedores aprendem, se conectam e fundam empresas de alto impacto, que podem mudar o mundo. No Campus São Paulo, eles receberão orientação e treinamento de integrantes da comunidade local de startups, incluindo profissionais experientes e especialistas do Google. Os empreendedores também terão acesso à internet banda larga e a um ambiente de trabalho propício ao surgimento de grandes ideias. O Campus São Paulo entrará para a família do Google for Entrepreneurs e fará companhia aos campi de Londres (Inglaterra), Tel Aviv (Israel) e ao recém-anunciado Campus de Varsóvia (Polônia). Por isso, os empreendedores brasileiros também se beneficiarão das outras redes de startups que fazem parte da Google for Entrepreneurs. 

Do Projeto Loon, que ajudou a conectar uma escola rural no Piauí pela primeira vez à internet, ao Google Launchpad, um programa de treinamento exclusivo que está sendo realizado esta semana no Rio de Janeiro, o Google está comprometido a estimular a inovação em todo o Brasil. O país já abriga startups incríveis, como EasyTaxiContaAzulGetNinjas e KeKanto, e estamos confiantes que o Campus São Paulo dará apoio e ajudará a fomentar a próxima geração de grandes empreendedores brasileiros. 

Fique ligado para mais novidades sobre o Campus São Paulo. 

Postado por: Bridgette Beam, Gerente do Programa de Parcerias, da Google for Entrepreneurs.
Fonte: http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/2014/07/campus-sao-paulo-uma-casa-para-as.html

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Conheça o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX)




No dia 17 de Julho tive a oportunidade de participar do evento de lançamento do programa PEIEX na cidade de Osasco e região oferecido pelo CIESP Casteloprojeto da Apex-Brasil é um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil. O objetivo do PEIEX é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando a ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

Para participar do projeto, basta solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo. Nessa primeira visita, será disponibilizada uma ficha de inscrição e será explicado em detalhes, como a empresa poderá se beneficiar com a participação do projeto.

Para maiores informações acesse o link: ApexBrasil - PEIEX.

Fórum ENCADEAR - Pequenas e grandes empresas trabalhando juntas


Nos dias 21 e 22 de Maio tive a oportunidade de participar do Fórum ENCADEAR SEBRAE, que teve como objetivo propor a disseminação do conhecimento sobre a estratégia do encadeamento produtivo. Os projetos de encadeamento produtivo visam desenvolver e aprimorar a competência dos pequenos negócios para que tenham condições de realizar suas próprias mudanças e adicionar maior valor ao negócio, aumentando sua produtividade. De um lado, busca-se identificar a demanda das grandes empresas em relação a pequenas de sua cadeia de valor, e, de outro, a oferta dos pequenos negócios.

Para maiores informações sobre o projeto, acesse: www.encadearsebrae.com.br


sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Educanpei estabelece um inovador conceito de educação continuada

A Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) criou o Educanpei. Um programa que já inova em sua concepção personalizada, com rotas de formação que permitem a você escolher os cursos mais adequados ao seu perfil e assim traçar uma trajetória de crescimento profissional.

Cada rota profissionalizante é constituída por cursos de curta duração, geralmente aplicados em dois dias consecutivos da semana, com custos bem acessíveis. Outro importante diferencial está no suporte de uma rede social baseada na internet, o que possibilitará a criação e manutenção de networking entre você e os demais alunos e a troca de ideias e experiências para um aprendizado coletivo.





Os cursos do Educanpei foram desenvolvidos para atender tanto quem está iniciando sua trajetória como quem necessita de conhecimentos específicos para evoluir em sua organização. Acesse o link: Educanpei.

Google lança serviço gratuito para pequenas empresas



Ferramentas digitais são sempre bem aceitas entre os médios e pequenos empreendedores. Para ajudá-los, o Google anunciou o lançamento da ferramenta Google Meu Negócio, que tem como objetivo principal elevar a visibilidade de um empreendimento na internet.

Segundo o diretor de PMEs do Google, Alessandro Andrade, "é possível cadastrar sua empresa no mundo online em cinco minutos". O serviço é composto basicamente por duas plataformas: o Google+ e o Google Maps integrados. A interface da ferramenta gera dados da empresa online, como quantas pessoas interagiram com o perfil, comentários e visualizações. Com isso é possível que a empresa receba opiniões de seus clientes para realizar futuras melhorias em sua infraestrutura, atendimento e prestação de serviço em geral.

A iniciativa do Google tem como objetivo democratizar a presença digital de pequenos negócios de uma forma simples, eficiente e barata. O usuário poderá acessar a ferramenta por meio do computador, smartphone ou tablet. Para inserir um estabelecimento é necessário ter as seguintes informações: nome da empresa, endereço completo, telefone e horário de funcionamento.

O nível de engajamento da empresa com os clientes poderá ser ampliado caso o empreendedor utilize a ferramenta de maneira eficiente, promovendo ofertas e anúncios sobre os produtos e serviços que a empresa trabalha.

Um dos diferenciais do Google Meu Negócio, segundo Andrade, é que o pequeno empresário poderá contar com uma "equipe de 60 pessoas que atuará como consultoria de marketing para ajudá-lo". A iniciativa pretende ajudar cerca de 6 milhões de pequenos negócios no Brasil, em seu primeiro ano.


quinta-feira, 10 de julho de 2014

Como mapear os processos da sua empresa


O Mapeamento dos Processos é de vital importância para a sobrevivência das empresas por gerar informações que podem garantir o crescimento do negócio. Desse modo, é possível determinar a forma como os insumos recebidos de um fornecedor são tratados e transformados em produtos que serão entregues aos clientes (cadeia cliente/fornecedor).

O funcionamento de uma organização está baseado em um conjunto de atividades inter-relacionadas. Mapear e padronizar as atividades em processos e conhecer as necessidades e expectativas das partes interessadas é fundamental para agregar valor ao negócio.

Além disso, permite planejar e executar melhor as atividades, pela definição de responsabilidades, uso de recursos de modo mais eficiente, aumentando a produtividade.

Seguem abaixo as 7 etapas do mapeamento dos processos:

1 - Identificar o processo da empresa (reunir equipe, identificação dos responsáveis, atribuição dos tempos);
2 - Identificar e descrever o trecho/processo gargalo com suas ocorrências (definição do processo gargalo, descrever as etapas do processo);
3 - Fixar parâmetros antes da melhoria (Definir indicadores: Produtividade, Qualidade, Área, Outros);
4 - Implementar soluções para os pontos potenciais de melhoria levantados (Definição das Soluções, Definição de responsáveis  e prazos, Testar/Simular a solução);
5 - Fixar os parâmetros após as melhorias (Acompanhamento dos indicadores, Registro das ocorrências);
6 - Comparar os parâmetros fixados após e antes da melhoria calculando o resultado (Obtenção / Cálculo do resultado);
7 - Apresentar o trabalho (Reunião com os envolvidos no trabalho, Reconhecimento aos envolvidos, Recompensar os resultados obtidos).

O Mapeamento dos Processos resultam em:

Conhecimento: Favorece, a partir do conhecimento detalhado da empresa, uma visão global dos processos.
Qualidade: Introdução do Controle de Qualidade visão horizontal da empresa e definição de padrão.
Custo: Redução dos desperdícios, gerando a redução dos custos da empresa.
Atendimento: Entrega no prazo e assistência clara e transparente junto ao cliente.
Moral: Educa e motiva os colaboradores, gerando confiança e continuidade de ações para mudança cultural.
Segurança: Reduz riscos aos usuários durante as realizações dos processos.

Segue material que pode servir de modelo para a implantação do Mapeamento dos Processos na sua empresa:

- Como mapear os processos da sua empresa (Slides)
- Modelo de Fluxograma Funcional
- Modelo PCP
- Exemplo: Modelo PCP para Serviços de Usinagem

Fonte: Material cedido pelo SEBRAE

Como implantar os 5S's na sua empresa


O conceito de 5S's possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Vejamos separadamente os conceitos de cada um dos 5S:

1) SEIRI – Senso de Utilização
Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados.
  • Ganho de espaço;
  • Facilidade de limpeza e manutenção;
  • Melhor controle dos estoques;
  • Redução de custos;
  • Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S's
2) SEITON – Senso de Organização
O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Podemos identificar como resultados do senso de organização:
  • Economia de tempo;
  • Facilidade na localização das ferramentas;
  • Redução de pontos inseguros.
3) SEISO – Senso de Limpeza

A tradução para a palavra Seiketsu é limpeza. Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Trata-se de manter o aceio do piso, armários, gavetas, estantes, etc. O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado:
  • Ambiente saudável e agradável;
  • Redução da possibilidade de acidentes;
  • Melhor conservação de ferramentas e equipamentos;
  • Melhoria no relacionamento interpessoal.
4) SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde
O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S’ (seleção, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados da aplicação deste conceito:
  • Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas;
  • Equilíbrio físico e mental;
  • Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc);
  • Melhoria nas condições de segurança.
5) SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina
A última etapa do programa 5S's é definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa estará sendo de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há a vigilância geralmente feita pela chefia ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinado a cerca dos princípios 5S's é possível que se tenha:
  • Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho;
  • Trabalho diário agradável;
  • Melhoria nas relações humanas;
  • Valorização do ser humano;
  • Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;
A convivência com os cinco sensos apresentados leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização e os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo quando não há cobranças. Por isso, os Programas de Qualidade têm auxiliado as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços, principalmente através da mudança cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.
Confira o curso completo disponível no site EAD SEBRAE - D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios
Artigo extraído do Blog Sobre Administração, disponível emhttp://www.sobreadministracao.com/o-que-e-a-metodologia-5s-e-como-ela-e-utilizada/